Músicas estranhas para gente esquisita Vol.6


Foto: Amanda Santos


Hello, Fox-P aqui, fiquei curioso para saber qual país eu iria falaria esse sábado, depois de pensar decidi pela primeira vez na história desse blog vital repetir uma língua, o francês, mas não vamos falar da França hoje, e sim Bélgica. Mas logo, logo eu volto com as enquetes no Instagram, fiquem de olho para mais enquetes, com a ajuda de vocês fica mais fácil. Além de ser super divertido 😉

Bem... eu pensei muito sobre qual artista falar. A Bélgica tem muitos artistas legais, eu lembro que uma vez durante uma classe conheci uma pessoa, que falava francês, fiquei encantado com a sonoridade da língua, e quando cheguei em casa pesquisei “French pop” e gostei muito da artista que apareceu, acho que esta é a parte difícil deste artigo, depois de ouvir a primeira vez conheci muitos outros também excelentes. Mas como sou obrigado a escolher um, quem vocês vão conhecer hoje é: Stromae! Vou contar, foi muito difícil de escolher, sério! Tinham muitos bons concorrentes, mas vamos revisitar a Bélgica e a língua francesa, não prometo quando, mas vamos voltar a ela.

Por mês passado ter sido o mês do orgulho LGBTQI+ acho que a escolhida irá se encaixar bem. Todos aqui conhecem indiretamente Stromae, isso te garanto, vou cantar um trechinho para vocês: “afoga o ganso... se você vai pro trabalho o Ricardo entra em ação...” Chega não consigo cantar mais isso, a original desta música é do Stromae e se chama “alors on danse” que na tradução nada mais é do que “vamos dançar” tudo a ver com afogar o ganso né?.

Stromae (pronuncia-se Stromaê), nasceu em 12 de março de 1985 é o nome artístico do cantor, compositor e produtor belga Paul Van Haver. Stromae é conhecido por sua música que combina hip hop, música eletrônica e chanson. "Alors on danse", do álbum Cheese, permaneceu em primeiro lugar durante várias semanas em diversos países da Europa. Na internet, sua música mais visualizada é "Papaoutai". Filho de pai ruandês e de mãe belga, Paul Van Haver nasceu em Bruxelas (na comuna de Etterbeek) e teve contato com seu pai apenas vinte vezes em sua vida, o que é bem exemplificado em sua música "Papaoutai" (Papa, où t'es = Pai, onde estás). Aos onze anos, ele já mostrava interesse pela música e frequentou l'Académie Musicale de Jette, onde estudou história da música e aprendeu a tocar bateria. Em 2000, Stromae apareceu como um rapper chamado "Opmaestro", mas depois mudou seu nome artístico para Stromae (uma inversão silábica de "Maestro", uma prática em francês chamada verlan). Seria com esse nome que Stromae conheceria mais tarde o sucesso no mundo da música.

Mas esta não foi a escolhida por mim. Para vocês e somente para vocês meus caros, irei apresentar um dos melhores clipes que eu já vi. O nome da música é “Tous le mêmes” eu sei que lendo parece o tom vê memes, mas este não é um caso. Eu considero essa uma música extremamente genial, abordando a sexualidade de uma forma natural e harmônica, o clipe é composto por duas cores predominantes o rosa e o verde azulado, e nisso o artista fez de forma brilhante, com o clipe inteiro sendo dividido ao meio, metade mostrando mais o lado feminino e a outra metade o masculino, é engraçado e curioso ver os dois mundos e hábitos se encontrando, com uma mesma pessoa fazendo as cenas, o clipe além de uma linguagem visual inconfundível com a mescla das cores, também tem danças encantadoras, se pararmos para analisar é uma obra midiática louvável , além da letra ser uma crítica ao machismo de forma eficiente e deliciosa de se ver. Bem aproveitem esta obra, e pode colocar na sua playlist que vale muito a pena.

Letra:

Tous les mêmes

São todos iguais



Vous les hommes êtes tous les mêmes
Macho mais cheap
Bande de mauviettes infidèles
Si prévisibles, non je ne suis pas certaine, que tu l'mérites
Vous avez de la chance qu'on vous aime
Dis-moi "Merci"


Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous au prochain règlement
Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous sûrement aux prochaines règles


Cette fois c'était la dernière
Tu peux croire que c'est qu'une crise
Mate une dernière fois mon derrière, il est à côté de mes valises
Tu diras au revoir à ta mère, elle qui t'idéalise
Tu n'vois même pas tout c'que tu perds
Avec une autre ce serait pire


Quoi toi aussi tu veux finir maintenant?
C'est l'monde à l'envers!
Moi je l'disais pour t'faire réagir seulement, toi t'y pensais


Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous au prochain règlement
Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous sûrement aux prochaines règles


Facile à dire, je suis gnan-gnan
Et que j'aime trop les bla-bla-bla
Mais non non non, c'est important
Ce que t'appelles les ragnagnas
Tu sais la vie c'est des enfants
Mais comme toujours c'est pas l'bon moment
Ah oui pour les faire là tu es présent
Mais pour les élever y'aura des absents




Lorsque je n'serais plus belle
Ou du moins au naturel
Arrête je sais que tu mens
Il n'y a que Kate Moss qui est éternelle


Moche ou bête, c'est jamais bon!
Bête ou belle, c'est jamais bon!
Belle ou moi, c'est jamais bon!
Moi ou elle, c'est jamais bon!


Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous au prochain règlement
Rendez-vous, rendez-vous, rendez-vous sûrement aux prochaines règles


Tous les mêmes, tous les mêmes, tous les mêmes et y'en a marre
Tous les mêmes, tous les mêmes, tous les mêmes



Vocês homens são todos iguais
Machões, mas baratos
Um bando de fracotes infiéis
Tão previsíveis, eu nem sei se você me merece
Vocês têm sorte que nós amamos vocês
Vamos, agradeça-me


Nos vemos, nos vemos, nos vemos na próxima briga
Nos vemos, nos vemos, nos vemos, certamente, no próximo período menstrual


Esta vez foi a última
Você pode achar que é só uma crise
Mas dê uma última olhada no meu traseiro, bem ao lado das minhas malas
E diga adeus à sua mãe, que te idealiza
Você não tem ideia do que está perdendo
Com outra seria bem pior


Quê! Você também quer terminar agora?
O mundo está de pernas pro ar!
Eu só disse isso para te provocar, mas você realmente pensou em fazer isso


Nos vemos, nos vemos, nos vemos na próxima briga
Nos vemos, nos vemos, nos vemos, certamente, no próximo período menstrual


É fácil dizer que sou sentimental
E que gosto demais do blá blá blá
Mas não, não, não, isso é importante
Isso que você chama de TPM
Você sabe que a vida são dos filhos
Mas, como sempre, ainda não é o momento certo




Ah, para fazê-los, você está presente
Mas para criá-los, você estará ausente




Quando eu já não for bela
Ou pelo menos bela ao natural
Pare, eu sei que está mentindo
Somente a Kate Moss é eterna


Feia ou estúpida, nunca está bom
Estúpida ou bela, nunca está bom
Bela ou eu, nunca está bom
Eu ou ela, nunca está bom


Nos vemos, nos vemos, nos vemos na próxima briga
Nos vemos, nos vemos, nos vemos, certamente, no próximo período menstrual


São todos iguais, são todos iguais, são todos iguais e estamos fartas disso
São todos iguais, são todos iguais, são todos iguais

 

 



Até semana que vem, e de olho no instagram, que vou pensar em mais brincadeiras com vocês. Hasta luego meu caros e stay cheeki breeki!


cigarette.songs


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 músicas que lutam contra o fascismo.

Versões brasileiras de músicas estrangeiras

5 músicas que previram o futuro