5 músicas que lutam contra o fascismo.

MÚSICOS CONTRA O FASCISMO!


Foto: Amanda Santos


Como primeiro artigo deste blog, não poderia ser outro tema.
Muitas bandas e artistas fazem sua parte na hora de se juntar a luta contra o fascismo, com isso, criam músicas históricas que talvez vocês já ouviram, mas não sabia a causa certa.

Mas antes, você sabe o que é o fascismo?

O fascismo se trata de um movimento político que teve como origem a Itália de Mussolini, que assumiu o poder 1922 com a marcha sobre Roma, de qualquer forma o fascismo é um movimento politico social, de acordo com a história, quanto mais um país passar por crises econômicas, corrupção endêmica mais algum populista vai apelar para o fascismo, prometendo ser um herói que ira trazer a moral, os bons costumes e salvar o pais (nem lembra ninguém né?) algumas características do fascismo é o culto a personalidade, definir alguns grupos da sociedade como inimigos do povo, exaltação dos “valores tradicionais da família” e controle total do estado, sobre assuntos envolvendo economia, política e cultura.

Após lançarem seus suas canções, muitas destas bandas (ou pessoas) foram perseguidas e proibidas de serem tocadas, mas nunca se calaram. Vamos abordar um tópico de 5 músicas que lutam até hoje conta o fascismo.



 Banda Bassotti - Bella Ciao 

Esta música representa a resistência dos italianos, durante o fascismo de Mussolini.

 



Anti-Flag – Hate Conquers All



Nesta música lançada 1 ano após a eleição de Trump, foi feita para evidenciar o neo-fascismo americano, com o álbum 20/20 vision.


Sonic Youth – Youth against fascism



Nesta música lançada em 1992, fica bem claro a crítica feita pelos norte-americanos ao fascismo, como descrita na frase “Um pivete que saúda como nazista; você é um idiota impotente, Sim; um fascista imbecil; É a música que eu odeio.”

 

Chico Buarque e Milton Nascimento – Cálice (cale-se)



Esta música foi feita em forma de crítica social em tempo de ditadura militar brasileira. Nela encontra-se vários duplos sentidos, fazendo referência a resistência em meio ao fascismo.


  Caetano Veloso – Alegria, Alegria



Este hino nacional brasileiro, foi feito durante a ditadura militar, fazendo Caetano ser perseguido pela censura. 


No começo do século XX o mundo passou por atrocidades e uma quantidade de mortes nunca antes vista, nos tornamos especialistas em tirar a vida um do outro, guiados por fanáticos que acreditavam estar fazendo progresso, porém só carregavam trevas e dor consigo. Hoje no século XXI ainda temos seres que flertam com este pensamento e nos ameaçam a mergulhar nas trevas mais uma vez, por isso, devemos lutar, mais uma vez a juventude deve se levantar e não deixar nunca mais que isso se repita, pois nos filmes, guerra é aventura e emoção, mas na vida real, o único ponto em comum e a morte a dor. 


Com certeza ficou músicas de fora, então coloque nos comentários, as músicas que para vocês, não poderia faltar nesta lista.




 


 



Comentários

  1. É muito legal ver que os movimentos artísticos não se calam.

    Tem uma banda, Fever 333, que também retrata muito esse cenário, Mandy!

    Duas músicas que indico:
    1. Burn It
    2. One of Us


    Fod@! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho minha amiga <3 vou ouvir sua indicação <3

      Excluir
  2. Amei, parabéns! Boas referências!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Versões brasileiras de músicas estrangeiras

5 músicas que previram o futuro