5 músicas gringas que foram transformadas em funks


Foto: Fox-P

Um estilo musical muito comum no brasil é o funk, que nasceu nas periferias, principalmente na periferia carioca e hoje em dia é um estilo tocado quase sempre em festas, importados para outros países, amado e odiado por muitos, por mais que você não goste do funk, acredita que tem muito palavrão ou palavras de baixo calão, não podemos deixar de negar a importância cultural e econômica que ele teve, transformando vidas, gerando renda e empregos, além de atrair atenção para lugares menos favorecidos de nossa sociedade, mas aqui nossa lista não é sobre justiça social e sim, quando você estava ouvindo um funk curtindo a vibe e sentiu “ué eu já ouvi isso em algum lugar” e quando foi ver era uma versão funk de alguma musica gringa então vamos conhecer hoje os funks que vieram importados de outras músicas.

In the hall of the mountain king / Mulher kama-sutra

Nada melhor do que começar com uma musica clássica “Na Gruta do Rei da Montanha” é um fragmento de música incidental, opus 23, composto por Edvard Grieg para a obra de Henrik Ibsen Peer Gynt, que estreou em Oslo no dia 24 de fevereiro de 1876. Esta peça foi finalmente incluída como final da suíte Peer Gynt n.° 1, op. 46, é uma musica que com certeza você já ouviu em muitos desenhos animados, dando aquele ar de pegadinha ou de uma trama bem elaborada, ate chegar em terras brasileiras onde o Mc Livinho fez sua própria versão do clássico lançada em 2014, onde o Mc pega o chamado Sample da música, aumenta seu grave e baixo, e adiciona com as batidas tradicionais do funk junto com até um toque mexicano.

Bella Ciao / Só quer vrau 



Já essa música já falamos aqui sobre ela em musicas que lutaram contra o fascismo,  foi composta na Itália de Mussolini para lutar contra o regime fascista, era tida como quase um hino da resistência italiana, porem se tornou extremamente popular no brasil com o lançamento da série “La casa de papel” da plataforma de streaming Netflix e não demorou muito para pegarem o ritmo já contagiante da original e acelerarem ele, fazendo referencias a série e também ao tema dela, composta por MC WM feat DJ RD lançada em 2018 pela produtora kondzilla, a musica hoje conta com mais de 339.148.318 visualizações.


Hedwig's theme / Harry Po***

Essa não poderia falta que estourou no brasil e trouxe o nome do Mc Maha para a grande cena, todos acreditam que esta é a musica tema de Harry Potter, porem estão enganados, esta é a musica tema de sua coruja Hedwig's em português Edvirges, que foi compilada pelo Mc Maha, um funkeiro diferente, que faz suas musicas baseados em conteúdos da cultura pop que o mesmo diz assistir, gostar e admirar, temos parodias funks dele sobre, Harry potter, Naturo, One piece, Nanatsu no Tazai, entre outras. Já Harry Po*** foi composta e estourou depois de um vídeo meme se tornar viral mostrando como se passaria o filme se eles fossem brasileiros, com certeza essa é uma música que não poderia faltar 

Wind of Change / Forte pra dar sorte 

O rock tambem não escapou de ser sampleado pelos Br’s Wind of Change é uma canção de 1990 escrita por Klaus Meine, vocalista da banda de hard rock alemã Scorpions. Klaus Meine inspirou-se nos "ventos de mudança" que atingiam a Europa, com a Guerra Fria terminando, o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Porem a versão brasileira não teve tanta inspiração assim, sendo mais simples, com um grave mais forte e o ritmo mais acelerado, feito por Mc neguinho do ITR e MC Digu, essa não foi um funk que chegou a estourar na época, pelo menos eu não conhecia antes, porem mostraram o talento brasileiro de adaptar qualquer coisa e qualquer ritmo.

Headhunter / Cerol na mão 


É meus amigos quem diria que um dos sons mais bizarros e psicodélicos lançado em 1988 pela banda Front 242's se tornaria uma das músicas mais famosas do ano 2000 que ajudou a construir o cenário do Funk no brasil, Headhunter é uma música da banda belga Front 242. Em 1988, ela alcançou a posição #13 da Billboard Dance/Club Play Songs chart, sendo a primeira música da banda a entrar nesta parada, além de ter um clipe todo psicodélico com chapéus em forma de ovo, e um granulado nas imagens preto e branco, já a Cerol na mão feita pelo bonde do Tigrão, Cerol na Mão é a música de maior sucesso do grupo de funk carioca Bonde do Tigrão. Ela chegou a ser executada vinte vezes por dia nas principais rádios do país e ajudou a vender as 300.000 cópias do CD de estréia do grupo. Embora todos pensem que a letra é “Vou cortar você na mão” a versão original é “Vou botar você na mão”, porém a letra atual ficou popular, sendo, assim, dada como certa. A letra da canção surgiu num papo descontraído num bar na Cidade de Deus, uma das comunidades do Rio de Janeiro, entre o vocalista Leandrinho com o pai do Tiaguinho, outro integrante da banda. Porem em 2003 a banda brasileira foi processada por plagio, A gravadora belga Play it Again Sam processou o quarteto carioca e a gravadora Sony Music por terem usado as bases da canção "Headhunter" sem dar o devido crédito a seus verdadeiros autores. O produtor da música, Dennis DJ, reconheceu que usou um trecho da canção do grupo belga no início da faixa. "Como o Bonde do Tigrão e o Rômulo (Costa, dono da Furacão) aprovaram, "Cerol Na Mão" virou esse sucesso todo."

 

É isso meus caros espero que tenham gostado de nossa lista e tenham se surpreendido tanto quanto a gente, fiquem ligados para mais postagens e mais temas, se cuidem e ate a próxima, e você conhece mais alguma musica gringa que virou um funk pesado em terras brasileiras ? deixem a gente saber, e falem aqui nos comentários. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 músicas que lutam contra o fascismo.

Versões brasileiras de músicas estrangeiras

5 músicas que previram o futuro