Mulheres que mudaram a música

 
  Mulheres que mudaram a música.
 
Foto: Amanda Santos
 


Muitas pessoas lembram do início da música, marcada por Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones, mas será que não estão esquecendo de ninguém?

SIM! Mulheres foram muito essenciais nesse papel de propagar a música pelo mundo, em forma de revolução e força feminina, em um cenário totalmente dominado pelo homem.

Desde os primórdios mulheres sofrem em diferenças profissionais, tanto em salários como em reconhecimento. Isso fica mais evidente em profissões dominadas pelo sexo masculino, como cientistas, programadores, aviação, entre outras, na música não seria diferente.

Com a transição dos séculos, saindo da música clássica e erudita para ritmos mais agressivos e com tons mais rápidos, os homens por muito tempo dominaram estas áreas, como o jazz, blues, funk e ate mesmo o rock, com a mulher servindo apenas de backing vocal, ou como objeto de desejo em suas letras e clipes, sem nada que as exalta-se, porém algumas de nossas pioneiras e desbravadoras quebraram uma parte desse preconceito, sendo as primeiras a se jogar aos lobos por assim dizer e conquistarem seus espaços e mostrar que mulheres também pode fazer um metal, um funk, um jazz, que ira arrastar multidões.

A luta feminina começou com mais força durante a revolução industrial, onde mulheres ortodoxas, normalmente na região da Rússia, Ucrânia, Polônia começaram a lutar por seus direitos, isso tudo junto com uma revolução do modo de trabalho acontecendo, tensões politicas no norte da Europa, uma guerra civil e mundial iminente nos próximos anos, elas encararam todo esse medo e foram pra cima, e graças a elas, a inspiração delas, a luta vive ate hoje. A música após esse período, se tornou subversiva agora as pessoas criticavam diretamente o governo e o modo de vida em suas letras, estes ritmos, muitas vezes, começaram em lugares pobres, com pouca infraestrutura e abandonados pelos governos, os novos acordes surgiram como forma de protesto e para dar voz a esses lugares, logo foi pego pelo gosto geral da região, normalmente estes músicos eram homens, mas, também haviam mulheres nestes grupos, obviamente, queriam se expressar e mostrar o fardo pesado que carregavam, ate mais do que os homens, assim encarando muitos nãos, muitas humilhações, porém sempre com dignidade e muita garra, conquistando seus espaços.

 São sobre elas que vamos falar hoje, conheça 5 mulheres que mudaram o mundo da música, quebraram barreiras, arrastaram multidões e ensinaram muitos marmanjos como que se canta e como que se faz um show de respeito!



Aretha Louise Franklin (1942-2018)


Porta voz da mulher negra e considerada a rainha do Soul, além de cantora, ela foi compositora, atriz, pianista e ativista dos direitos civis norte-americano. Em janeiro de 1987, Aretha Franklin se torna a PRIMEIRA MULHER A ENTRAR NO HALL OF FAME, que antes só teriam artistas masculinos em seus panteões.


Amy Jade Winehouse (1983-2011)


 Considerada a precursora da nova invasão britânica, Amy Winehouse é referida pelos especialistas como a responsável por desencadear a revolução a que se assistiu na música soul dos anos 2000. Com seu poderoso contralto vocal e sua mistura de jazz, soul, R&B e um pouco do SKA, ela levou o poder feminino no vocal para as alturas, sendo considerada a "heroína suprema" dos britânicos pela Sky News, em 2008.


Joan Marie Larkin (Joan Jett) (1958- até hoje)


Cantora, compositora, guitarrista, baixista, produtora musical e atriz norte-americana, Joan Jett foi responsável pela abertura das bandas femininas no cenário underground. Ela é considerada uma das mulheres mais importantes na história do rock, e chega a ser chamada de rainha do rock. Joan Jett foi muito importante na luta pela independência feminina na música, junto com sua banda The Runaways e em seguida seguindo seu projeto solo.



Elis Regina Carvalho Costa (1945-1982)


Elis Regina, foi e é considerada por muitos, a melhor cantora da música popular brasileira, com sua potência vocal e sua dramaturgia em cima dos palcos.

Em suas músicas, ela misturava bossa nova, samba, rock e o jazz, trazendo nas letras sempre uma forma de expor o machismo da época, e criticando governantes.



Tati Quebra Barraco (1979- até hoje)




Não poderíamos deixar de falar da influência da mulher no funk carioca, um cenário por muito tempo dominado por homens, Tati Quebra Barraco apareceu nos inicio dos anos 2000, para mostrar para os funkeiros cariocas que mulher também tinha voz e que não precisava ser santa para ser respeitada. Em suas letras ela relata o cotidiano da mulher da periferia, abrindo espaço para várias cantoras do funk de sucesso hoje em dia.


Esta lista pode ser interminável, pois há muitas mulheres que mudaram o rumo musical, cada uma em sua época, mas precisava fazer uma lista menor, mas não menos importante.
Mulheres, guerreiras até hoje lutam pelo seu espaço e fazem história quando conquistam!


Mande aqui nos comentários quais mulheres para VOCÊ mudaram o rumo da música.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 músicas que lutam contra o fascismo.

Versões brasileiras de músicas estrangeiras

5 músicas que previram o futuro