Filhos do arco-íris, uma lista para celebrar o ORGULHO!






Como dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQI+, data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn (até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans), reagiram a uma série de batidas policiais que sempre eram realizadas ali .

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTQI+ durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBTQI+, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBTQI+ acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Com esse marco na história, vamos selecionar um top 5 de músicas que lutaram e continuam lutando e lembrando a importância da igualdade, do amor e do respeito!




Cyndi Lauper – True Colors 




Essa música diz a importância de ser quem você é, sem medo, diz também para mostrar suas cores verdadeiras, pois são lindas! Em várias entrevistas, Lauper elaborou que a música ressoou com ela por causa da recente morte de seu amigo Gregory Natal que faleceu por HIV/AIDS pouco antes do lançamento da música em 1986. Anos depois, Lauper co-fundou o True Colors Fund, uma organização sem fins lucrativos para ajudar jovens LGBTQI+. em situação de rua, fazendo assim, essa música se tornar um dos hinos da luta contra a homofobia.



The Smiths – This charming man

Essa canção foi lançada no ano de 1983, nela se conta uma história de um jovem que conhece um rapaz mais velho e se encanta por ele. Com todas as metáforas de Morrisey, essa música faz com que o rapaz entre em confronto consigo por conta da sua orientação sexual. 


Jorge Vercílio – Avesso



Nesta música, Vercílio mostra a insegurança e temores de casais homossexuais, as perseguições constantes, ameaças por conta de parentes do outro rapaz, tudo que até hoje por conta a ignorância, muitas pessoas fazem ao descobrir a sexualidade da pessoa, seja filho, amigo ou parentes, o casal sempre sentem medo de se revelar e viver quem realmente são, a música retrata bem isso.




Hayley Kiyoko- Girls Like Girls

Girls like girls de 2015 é uma das canções mais significativas de Hayley Kiyoko, por representar a paixão de mulher com mulher, “garotas gostam de garotas (tanto quanto homens)” , em seu videoclipe chamou muita atenção por deixar isso em evidência, duas amigas se apaixonam e os desafios que enfrentam quando descobrem esse amor. Sobre sua importância para a comunidade, Hayley falou à revista Elite Daily: "Fico feliz de colocar minhas histórias para fora porque podem ajudar gerações mais novas. Eu espero que minha música possa ajudar gerações a ganharem confiança e poderem aproveitar mais a vida".


Pablo Vittar – Indestrutível 


Fechamos com essa diva maravilhosa, Pablo Vittar com certeza um dos maiores símbolos da causa LGBTQI+. A música indestrutível virou um hino na luta contra a homofobia, e em seu vídeo a cantora aproveitou para denunciar a violência contra jovens LGBTQI+, chamando atenção a casos de bullying e violências na escola.


A luta LGBTQI+ é de todos nós, não importa sua idade, condição social, religião, todos temos que nos unir e lutar contra o preconceito e intolerância. Nossas vidas são compostas de pequenos fragmentos, de pessoas que deixaram suas marcas em nós, que vamos sempre levar, seja ela boa ou ruim. Por isso, vamos deixar nossas impressões boas, para todas as pessoas, para que mais nenhum filho, pai, amigo ou irmão tenha que morrer nas mãos do ódio, da violência e da intolerância.


Esta luta é de todos e não iremos recuar, respeitem a existência ou esperem resistência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 músicas que lutam contra o fascismo.

Versões brasileiras de músicas estrangeiras

5 músicas que previram o futuro